Seguidores- Siga nosso Blog

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Astrofísica #6

Olá galera e hoje com mais um post do especial Astrofísica :D

Assunto de hoje: Planetas Extra solares
Bem para quem não sabe, os Planetas Extra solares são planetas fora do nosso sistema solar, hoje em dia são encontrados facilmente pelos Astrônomos com a tecnologia que temos. Bem vou mostrar-lhes alguns exemplos de planetas extra solares, porém existem milhôes:
Está a 45 anos-luz* da Terra e tem cerca da metade do tamanho de Júpiter. Ele tem a órbita na estrela HD 149026 .


Outro mundo bizarro é o achado em volta da estrela anã-vermelha Gliese 876. Com sete vezes a massa terrestre, tudo indica que não possui atmosfera (ou ela é muito fina), como um Mercúrio gigante. (desculpem não achei imagem desse).

A maioria dos planetas extra solares não seriam adequado para se viver, pois a maior parte deles são gasosos ou seja, não tem surpeficie. Porém, recentemente, os cientistas encontraram um planeta que fica em órbita de uma anã-marrom a aproximadamente 600 anos-luz da Terra, o planeta está parado há milhões de anos por sua estrela perder a força da gravidade rotacional (mas conseguiu se manter no lugar) ; sua parte oculta a estrela tem o frio de aproximadamente -500 C° e o lado de frete á sua estrela chega a 38 C° é um começo para os astronomos acharem um planeta habitavel...
____________________________________________________________________________________
Legenda:

Anos-luz= medida de tempo usada por cientistas Sua escala é: Um ano-luz ,por exemplo, é equivalente a um ano percorrendo a velocidade da luz, simplificando: se temos um planeta com 1
ano-luz de distancia, teriamos que percorrer um ano inteiro na velocidade da luz para chegar nele.
_____________________________________________________________________________________
Curiosidade do dia:
Você sabe qual é a técnica usada pelos cientistas para achar um planeta extra solar? não? é assim: eles obsevam na orbita de uma estrela em torno de uma galxia por dias, se ela for reta/direita ela não tem planetas girando em torno dela ,porém se tiver uma orbita "torta" ela tem um planeta definitivamente terá planetas girando em torno, assim:
_____________________________________________________________________________________

é isso galera

FLW! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.