Seguidores- Siga nosso Blog

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Astrofisica #7

Olá galera aqui mais um astrofísica para vocês curtirem ae:
Assunto de hoje: Nebulosas
Bem pessoal, para quem não sabe as nebulosas são um tipo de berçário de estrelas que... :O     nascem estrelas!!! Avááááááááááá

As estrelas vão se formando na Nebulosa, que é uma nuvem de poeira cósmica, através de gravidade* as partículas vão se aglomerando* e grudando, e viram grandes matérias assim formando pequenas ou grandes estrelas.

esta é a nebulosa de órion


Tipos de nebulosas:


  • Nebulosa de emissão
  • Nebulosa de reflexão
  • Nebulosa escura
  • Nebulosa planetária

  • Nebulosas de emissão são nuvens de gás com temperatura alta. Os átomos na nuvem são energizados por luz ultravioleta de uma estrela próxima e emitem radiação quando decaem para estados de energia mais baixos (luzes de néon brilham praticamente da mesma maneira). Nebulosas de emissão são geralmente vermelhas, por causa do hidrogênio, o gás mais comum do Universo e que comumente emite luz vermelha.
    Nebulosas de reflexão são nuvens de poeira que simplesmente refletem a luz de uma estrela ou estrelas próximas. Nebulosas de reflexão são geralmente azuis porque a luz azul é espalhada mais facilmente.
    Nebulosas de emissão e de reflexão são geralmente vistas juntas e são às vezes chamadas de nebulosas difusas.
    Existem também as Nebulosas escuras, elas são nuvens de gás e poeira que impedem quase completamente a luz de passar por elas, são identificadas pelo contraste com o céu ao redor delas, que é sempre mais estrelado ou luminoso. Elas podem estar associadas à regiões de formação estelar. Exemplos são a nebulosa saco de carvão e a nebulosa cabeça de cavalo.
    As Nebulosas planetárias receberam esse nome de William Herschel porque quando foram vistas ao telescópio pela primeira,elas vez se pareciam com um planeta, posteriormente se descobriu que elas eram causadas por material ejetado de uma estrela central, que pode ter explodido como uma supernova. Este material é iluminado pela estrela central e brilha, podendo ser observado um espectro de emissão. A estrela central normalmente termina como uma anã branca.
    ____________________________________________________________________________________
    Legenda:
    Gravidade = força da física descoberta por Isaac Newton
    Aglomerando = juntando, fasendo um grande grupo.
    _____________________________________________________________________________________
    Curiosidade do dia
    Você sabia que nebulosas são formadas por outras? Pois é, é estranho mas depois do Big Bang surgiu uma nebulosa gigante desencadeando o universo e chegando ás matérias de hoje:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

    Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
    Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.