Seguidores- Siga nosso Blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ficha #42- Zeus

Zeus na mitologia


Zeus, na Villa Getty, entre 1 e 100 d.C., autor desconhecido.

[editar]Nascimento

Crono teve diversos filhos com RéiaHéstiaDeméterHeraHades e Posídon, porém engoliu-os todos assim que nasceram, após ouvir de Gaia e Urano que ele estava destinado a ser deposto por seu filho, da mesma maneira que ele havia deposto seu próprio pai - um oráculo do qual Réia tomou conhecimento e pôde evitar.
Quando Zeus estava prestes a nascer, Réia procurou Gaia e concebeu um plano para salvá-lo, para que Crono fosse punido por suas ações contra Urano e seus próprios filhos. Réia deu à luz a Zeus na ilha de Creta, e entregou a Crono uma pedra enrolada em roupas de bebê, que ele prontamente engoliu.

[editar]Infância

Réia teria escondido Zeus numa caverna no Monte Ida, em Creta. De acordo com as diversas versões da história, ele teria sido criado:
  • por Gaia;
  • por uma cabra chamada Amaltéia, enquanto um pelotão de Kouretes - "soldados", ou "deuses menores" - dançavam, gritavam e batiam suas lanças contra seus escudos para que Crono não ouvisse o choro do bebê (ver cornucópia);
  • por uma ninfa chamada Adamantéia; como Crono era senhor da Terra, dos céus e do mar, ela o escondeu pendurado por uma corda de uma árvore, de modo que ele, não estando nem na terra, nem no céu e nem no mar, teria ficado invisível para seu pai.
  • por uma ninfa chamada Cinosura; como agradecimento, Zeus a teria colocado em meio às estrelas.
  • foi criado por Melissa, que o amamentou com leite de cabra e mel.
  • foi criado por uma família de pastores sob a condição de que suas ovelhas fossem salvas dos lobos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.