Seguidores- Siga nosso Blog

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ficha #48- Hélio

Hélio (em grego: Ἥλιος, "Sol", latinizado como Helius) é a personificação do Sol na mitologia grega. Hélio é filho dos titãs Hipérion e Téia (ou Tia), tinha como irmãosEos ou Aurora e Selene, a Lua[1].
É casado com Perseis, filha de Oceano e Tétis[2]. Com ela, Hélio teve vários filhos, entre os quais Eetes[3][4]Circe [3][4][5], Perses[4] e Pasífae[3][4], que se casou com o rei Minos de Creta[3][6]. Hélio com Clímene teve sete filhas, as Helíades, e um filho, Faetonte[7]. Higino também dá uma versão alternativa na qual Faetonte é neto de Hélio[8].
A sua cabeça é coroada por uma auréola solar. Circula a terra com a carruagem do sol atravessando o céu para chegar, à noite, ao oceano onde os seus cavalos se banham. Nada do que se passa no universo escapa ao seu olhar, sendo frequentemente convocado por outros deuses para servir como testemunha. De acordo com o autor romano Ovídio, Hélio conduz uma carruagem puxada por quatro cavalos luminosos: PíroisEooÉton e Flégon[9].
Com o passar do tempo, Hélio era cada vez mais identificado com o deus Apolo. No entanto, apesar de seu sincretismo, eles foram muitas vezes vistos como dois deuses distintos (Hélios era um Titã, enquanto Apollo era olímpico). O equivalente de Hélio na mitologia romana era Sol, especificamente Sol Invictus.

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.