Seguidores- Siga nosso Blog

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sérgio's books #31



A Storm of Swords é o terceiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo.


AStormofSwords.jpg

Brienne de Tarth escolta Jaime Lannister de Correrio em um barco quando ele é libertado por ordem de Catelyn Stark. Sua missão é trocar Jaime por Arya e Sansa Stark em Porto Real. Porém Edmure Tully acusa Jaime de ter escapado de seu cativerio e envia cavaleiros da casa Tully para perseguí-los. Jaime passa quase todo o tempo insultando Brienne por sua feiúra, tamanho, peso, força e perícia com a espada. Eles se veem forçados a abandonar o rio e em terra são capturados por uma companhia de mercenários ao serviço de Roose Bolton chamados os Saltimbamcos Sangrentos e são levados a Harrenhal, fortaleza que os Bolton haviam deixado sob seu comando. O líder do grupo, Vargo Hoat, corta a mão de espada de Jaime. Roose Bolton não se importa com o comportamento selvagem de seu vassalo e envia Jaime a Porto Real com saudações a Lord Tywin, coisa que os dois presos acham estranho. Infelizmente, Brienne fica a mercê de Vargo Hoat, que a atira a um poço para que lute com um urso. Em um momento de cavalheirismo de Jaime, ele volta e salva Brienne da morte certa nas garras do urso. Ambos escapam, Jaime Lannister diz aos Bolton que deem saudações a Robb Stark de sua parte.
O exército de Robb volta triunfante a Correrio, tendo afastado as forças Lannister em Westeros conquistando grandes vitórias. Mesmo assim, Robb está furioso com seu tio Edmure: seu plano era encurralar Tywin quando avançava pelo oeste dando a retaguarda a Robb porém a excessiva defesa de Correrio de seu tio lhe arruinou a surpresa. Catelyn se desespera quando sabe que seu filho Robb havia casado com Jeyne Westerling, violando seu compromisso com uma das donzelas da casa Frey. Robb se defende dizendo que não teve escolha: Jeyne o consolou quando soube da morte de Bran e Rickon e da destruição de Winterfell. Este compromisso muito provavelmente ocasionará na perda de apoio da casa Frey e também da casa Karstark, já que um de seus senhores, lord Rickard, assassina os dois Lannisters prisioneiros de guerra e é executado como traidor; além disso, a infantaria de Robb, dirigida por Robett Glover, é encurralada entre lord Randyll Tarly e sor Gregor Clegane, o que leva a uma matança de um terço das forças dos Stark. Robb se vê em uma situação muito complicada, tendo em conta que suas terras estão agora em mãos da casa Greyjoy.
Apesar de tudo, Robb tem um novo plano para tomar Fosso Cailin dos Greyjoy forçando-os a devolver as terras do norte. Catelyn se mostra de acordo com o plano, porém insiste para que seu filho recupere de novo o agora duvidoso apoio da casa Frey. As forças de Robb Stark se veem aumentadas com a chegada do exército de lord Roose Bolton de Harrenhal e vai até As Gêmeas, onde Robb negocia com Lord Walder Frey e chegam ao seguinte acordo: para reparar a desonra que Robb causou a casa Frey lord Edmure Tully deverá casar-se com uma das filhas de Frey, Roslin, que é uma doce e atraente mulher. Catelyn fica muito surpresa com isto, já que lord Walder poderia facilmente ter forçado Edmure a casar-se com uma garota feia ou burra.
O casamento acontece nas Gêmeas em poucos dias e há uma grande festa para todos os senhores e vassalos dos Stark, os Bolton e os Frey. A música se descreve como terrível e, algo que pode parecer trivial, este detalhe toma importância mais tarde quando começa a tocar a canção de Castamere. Nesse momento os músicos se revelam como soldados armados, e mais soldados dos Bolton e dos Frey entram em cena para matar todos os soldados e os senhores dos Stark, que estão desprevenidos e bêbados. Catelyn, com uma lâmina, toma um dos filhos dos Frey, o imbecil Aegon, e ameaça matá-lo se ferirem Robb. Apesar disto, um homem vestido com as cores dos Bolton mata Robb Stark gritando que Jaime Lannister lhe envia saudações. Catelyn mata seu refém e enlouquece. A maior parte dos senhores nortenhos são assassinados ou tomados como prisioneiros no que passa a ser conhecido como "O Casamento Vermelho", porém dois deles escapam: lady Maege Mormont e lord Galbart Glover, que Robb havia enviado a Atalaya de Aguacinzenta para forjar uma aliança com lord Howland Reed e assim poder levar a cabo seu plano de atacar fosso Cailin.
Arya Stark e seus amigos cruzam com um grupo de homens chamados a Irmandade Sem Estandartes, liderados por lord Beric Dondarrion e pelo sacerdote vermelho Thoros de Myr e cuja missão é defender as terras do tridente dos senhores da guerra. O grupo se encontra com Sandor Clegane, o antigo protetor do rei Joffrey, e o levam a um julgamento por combate. Clegane mata Lord Beric e em troca o libertam. Mas Arya vê, assombrada, como Thoros ressucita lord Beric usando o que ele chama um feitiço de R'hllor. Quando Arya se cansa de seguir a a Irmandade e escapa, em pouco tempo é capturada por Sandor Clegane, que decide levá-la até sua família para devolvê-la em troca de algum favor, assim se dirigem para o Norte. Arya e Sandor estão já no exterior do castelo quando acontece o Casamento Vermelho e, apesar dos esforços de Arya para entrar no castelo e resgatar sua mãe, Sandor a golpeia para deixá-la inconsciente e a leva rio abaixo. Arya tem um sonho em que se tranforma em sua loba perdida, Nyméria, que agora lidera uma grande alcateia nas terras do tridente. No sonho, Nyméria encontra o cadáver de uma mulher boiando no rio Ramo Verde ao sul das Gêmeas, arrasta-a para fora da água e foge quando vê um grupo de homens aproximando-se. Quando desperta, Arya abandona a busca por sua mãe e diz ao Cão que, em seu sonho, sua mãe Catelyn estava morta.
Arya e Sandor se encontram com um grupo de homens de Gregor Clegane em uma estalagem. Há uma luta onde os bandidos morrem (dois deles estavam na lista de Arya) e Sandor acaba ferido. Arya o abandona moribundo e se dirige para a cidade costeira mais próxima, Salinas, no Tridente, onde encontra um barco da cidade livre de Braavos. Quando o capitao deste se nega à levá-la até o Norte, Arya lhe entrega a moeda que ganhou de Jaqen H'ghar e lhe diz a frase "valar morghulis". Ele responde "valar dohaeris" e promete a Arya que terá uma cabine no barco em sua viagem até Braavos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.