Seguidores- Siga nosso Blog

quarta-feira, 6 de março de 2013

Fichas #137

Olá aqui é fariaairaf e vou postar sobre a feiticeira branca
Introdução

Jadis, the White Witch (nos países lusófonos conhecida como Jadis, a Feiticeira/Bruxa Branca), é uma personagem fictícia, criada pelo autor irlandês C.S.Lewis, para a série de livros As Crônicas de Nárnia. Esta, atua como vilã nos livros O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa e O Sobrinho do Mago e é brevemente citada nos livros A Viagem do Peregrino da Alvorada e A Cadeira de Prata.
Enquanto reinava, era conhecida como "Sua Majestade Imperial Jadis, Castelã de Cair Paravel, Imperatriz das Ilhas Solitárias".
Apesar de que a Feiticeira Branca esteve em Nárnia desde sua criação, é natural de outro mundo, que segundo o livro "O Sobrinho do Mago", era um lugar frio e sem vida, conhecido como Charn, sendo ela, portanto, uma mestiça, descedente de gigantes.

Características

Mesmo sendo perversa, Jadis é retratada como uma mulher formosa em todos os livros que atua. No livro O Leão, a Feiticeira e o Guarda-RoupaC.S.Lewis, descreve-a como uma mulher alta, de pele branca como a neve, cabelos longos, e com uma enorme coroa de ouro em sua cabeça. Quase todos os personagens do sexo masculino que conheceram a Feiticeira, ficaram aparentemente maravilhados com sua beleza, como Edmundo PevensieDigory KirkeGinarrbrik e Tio André.
É muito temida pelas criaturas de Nárnia, pois é muito autoritária, presunçosa e fria. Sua arma mais temida, é sua varinha que transforma todas as criaturas, exceto Aslam(sendo o único totalmente imune às magias da Feiticeira), em pedra. E para mostrar sua maldade, Jadis reservou um salão em seu castelo, para exibir todas as criaturas que tratou de petrificar.

Etimologia
Seu nome é derivado do Francês zhadees que significa Era uma vez ou Antigamente, expressão utilizada para iniciar contos de fadas. Outra origem possível é que o nome seja derivado do turco, língua na qual Jadis é semelhante a palavra que significa feiticeira, ou bruxa.
Criaturas Aliadas
Embora todas as criaturas de Nárnia tenham sido criadas por Aslam, a maioria deles são fiéis à Feiticeira. O seu exército é formado por ogros, lobos, minotauros, espíritos de árvores más e de plantas venenosas, vulpinos, bruxas, íncubos, fúrias, horrores, espectros, sátiros e lobisomens, morcegos gigantes. Os principais seres fiéis à Feiticeira são Otmin, o General do seu exército, Ginarrbrik o anão negro cocheiro de suas renas e Maugrim o lobo chefe da polícia secreta.
Interpretação
Série Animada
Beth Porter, atriz americana, foi quem deu a voz à Feiticeira Branca, na série animada O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, adaptação do livro de Lewis.
BBC

A Feiticeira Branca, foi interpretada por Barbara Kellerman, em 1988, nas miniséries da rádio BBC, As Crônicas de Nárnia.
Neste mesmo ano, foram feitos mais quatro adaptações dos livros As Crônicas de Nárnia. Na adaptação A Cadeira de Prata, Kellerman fez, também, o papel da Feiticeira Verde, devido ao orçamento limitado das miniséries As Crônicas de Nárnia da BBC.
Devido à isso, muitos leitores acreditam em uma possibilidade de que Feiticeira Branca e Feiticeira Verde sejam a mesma pessoa, embora C.S.Lewis nunca houvesse apoiado essa possibilidade.

Disney

  • The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
Em 2005, a atriz britânica Tilda Swinton, foi escolhida para interpretar o papel de Jadis, a Feiticeira Branca, no filme de Andrew Adamson em parceria com a Disney.
Tilda, foi muito elogiada pelos fãs e críticos. Stella Papamichael, crítica, elogiou Tilda, comparando a Feiticeira Branca até mesmo como nazista.
Tilda Swinton, foi nomeada pelo MTV Movie Award como a Melhor Vilã, pelo seu papel em As Crônicas de Nárnia:O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
  • The Chronicles of Narnia: Prince Caspian
Swinton emprestou o seu corpo para ser digitalmente computado pela equipe da Weta Digital. Ela voltou a interpretar a Feiticeira Branca em O Príncipe Caspian, em uma adaptação, quando alguns fiéis a ela tentam revivê-la. A cena foi feita com seu modelo digital, totalmente produzido através da computação gráfica. Ela nem chegou a gravar esta cena com os outros atores, pois "seu corpo" só fora colocado em cena na pós-produção nos estúdios Weta.

Temáticas Cristãs

Feiticeira Branca, em uma interpretação cristã, representaria o diabo, pois está sempre em conflito com Aslam, que representaria Jesus Cristo, fazendo alusão ao Leão de Judá. Esta esteve em Nárnia desde sua criação, e segundo o livro de Gênesis, o diabo estaria na Terra desde seu início. Há também outras ações em comum, como tentar um humano com um fruto proibido, ser vencida após à morte, e, posteriormente, resurreição de seu opositor, Aslam.
É dito também que enquanto PedroEdmundoSusana e Lúcia são, respectivamente, filhos e filhas de Adão e Eva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.