Seguidores- Siga nosso Blog

segunda-feira, 11 de março de 2013

Fichas #139

Olá aqui é fariaairaf e vou postar sobre Eutáquio Mísero
Introdução
Eustace Scrubb (em português conhecido como Eustáquio Mísero) é um personagem fictício criado pelo autor britânico C.S.Lewis para a série de livros As Crônicas de Nárnia, aparecendo nos volumes A Viagem do Peregrino da AlvoradaA Cadeira de Prata e A Última Batalha. Em "A Viagem do Peregrino da Alvorada", sua primeira aparição, Eustáquio é acompanhado à Nárnia por seus primos Edmundo e Lúcia Pevensie. Em "A Cadeira de Prata", por Jill Pole, uma amiga de escola.

Biografia

Eustáquio Mísero nasceu em 1933 e morreu em 1949. Quando foi pela primeira vez à Nárnia tinha dez anos, e quando foi pela última vez, já tinha dezesseis anos de idade.

Paralelos Bíblicos

Muitos associam a imagem e a trajetória de Eustáquio à Paulo de Tarso, que, segundo a Bíblia, passou de um perseguidor descrente, para líder e pregador. Assim como Eustáquio, que, em sua primeira aparição, durante A Viagem do Peregrino da Alvorada, revela-se como uma pessoa egoísta e desprezível, mas, ao desenrolar do livro, vai se tornando, pouco a pouco, um pessoa simpática e generosa. Nesse interím, Mísero acaba sendo tranformando em um dragão, e, sob essa forma, arrepende-se de como agia, não apenas com as pessoas a sua volta, mas consigo mesmo, antes de conhecer Nárnia.
Essa mudança de caráter e personalidade é selada em um batismo, comandada por Aslam (que, se seguirmos com as teorias de paralelos cristões, representa Jesus Cristo), em que pede que Eustáquio — para que possa corrigir seus erros, voltando a ser um ser humano —, deixe a pele de dragão para trás, representando, dessa forma, o nascimento de uma nova criatura.
Também fica claro que, tal ato seria impossível sem a ajuda de Aslam, o que é revelado quando Eustáquio tenta livrar-se da pele de escamas com as próprias garras, inutilmente, usando apenas a força bruta. Ele só de fato consegue quando o próprio Aslam usa suas unhas para arrancar a pele de dragão do menino. Sobre essa experiencia, Eustáquio diz, relatando a dor de deixar as coisas do mundo, mas se alegrando com a nova vida:
Cquote1.svgA princípio ardeu muito, mas em seguida foi uma delíciaCquote2.svg
— Eustáquio





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não xingue nem fale nada abusivo. Tempo para responder comentários: Entre 6-24h.

Qualquer cometário com propaganda ou xingamentos será deletado.
Se quer divulgar seu blog, nos envie um e-mail propondo parceria.